Seja bem-vindo - Quinta-Feira, 21 de Setembro de 2017 - 12:55

Um cristão jamais deve ser hipócrita


Um cristão jamais deve ser hipócrita.

POR PAPA FRANCISCO: 
O Santo Padre durante celebração na Casa Santa Marta, onde reside no Vaticano, e fez uma belíssima homilia sobre a hipocrisia. 

Em sua reflexão, falou sobre a “hipocrisia” entre os doutores da Lei, que são hipócritas porque pensam uma coisa e dizem outra: “A hipocrisia não era a linguagem de Jesus e tampouco deve ser a dos cristãos. Logo a sua linguagem deve ser verdadeira. Por isso, advertiu os fiéis para as tentações da hipocrisia e da adulação. Um cristão não pode ser hipócrita e um hipócrita não é cristão”.

Com efeito, os Doutores da Lei procuravam adular Jesus. Por este motivo Jesus os chamava hipócritas. Os hipócritas sempre começavam com a adulação e a adulação é não dizer a verdade, é exagerar e aumentar a vaidade.

Jesus nos faz ver a realidade que é o contrário da hipocrisia e da ideologia. A adulação, frisou o Papa, começa com a má intenção.

A linguagem da hipocrisia é a linguagem do engano; é a mesma linguagem da serpente com Eva. Começa-se com a adulação para depois destruir as pessoas, a ponto de “extirpar a personalidade e a alma de uma pessoa”.

Em sua homilia, o Papa exorta os fiéis a seguir os conselhos de Jesus: “Que seu modo de falar seja “sim, sim, não, não”. O supérfluo pertence ao maligno. “Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca”. Apocalipse 3:15,16

Assim, afirmou que a hipocrisia mata a comunidade cristã e faz mal à Igreja. Logo, a hipocrisia mata as comunidades. Quando há hipócritas em uma comunidade ela corre um grande perigo, um perigo terrível. “O hipócrita é capaz de matar uma comunidade. Fala com docilidade, mas julga brutalmente as pessoas. O hipócrita é um homicida, pois começa com a adulação. ”.


Referência:
Homilia do Papa Francisco na Santa Casa de Marta.
Vaticano 06/06/2017.

Voltar

Links Relacionados