Jesus é o vencedor da morte!


Na Semana Santa, Jesus é o vencedor da morte!

“Semana Santa” que para nós cristãos católicos tem um significado todo especial e profundo. A Páscoa é a festa principal e o acontecimento mais decisivo e importante para nós. O domingo de Ramos é a porta de entrada para celebrarmos a Páscoa, dado que não podemos separar a paixão e morte de Jesus de sua ressurreição.

Jesus é o vencedor da morte e por isso o seguimos. Morrendo na cruz destruiu a morte e deu-nos a vida. Por isso levamos os ramos nas mãos que simbolizam a vitória. O vencedor nas competições esportivas da antiguidade clássica recebia a palma da vitória. Ao levarmos os ramos sinalizamos que seguimos um vencedor e não um derrotado. Venceu pela força mais poderosa que existe: o amor. Jesus é rei do amor, amor que é a força misteriosa, o dinamismo mais poderoso que existe porque vence a morte. A morte não tem poder sobre quem ama, assim como não teve poder sobre Jesus, que ressuscitou glorioso.

Quando a procissão chega à igreja proclama-se a Paixão de Cristo segundo o Evangelho de Mateus. É um Deus que sofre por nós. Só assim podemos crer que Ele nos ama e pode salvar-nos. Ele mergulha no mais profundo do sofrimento humano. E no fundo deste poço Ele vence a morte e vai resgatando todos os vencidos ao longo da dramática história humana.

Que os ramos, abençoados, levados em procissão e depois guardados em casa, nos recordem a libertação que Cristo nos conquistou, e sobretudo nosso compromisso com esta força libertadora do amor que Ele demonstrou na sua paixão, morte e ressurreição.


Referência:
Construção do texto e edição:
Santuário Nossa Senhora Desatadora dos Nós.

Voltar

Links Relacionados