Seja bem-vindo - Sexta-Feira, 22 de Setembro de 2017 - 15:49

O inicio da Semana Santa


O início da Semana Santa é o Domingo de Ramos.

Semana Santa começa no Domingo de Ramos, porque celebra a entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho – o símbolo da humildade – e aclamado pelo povo simples, que O aplaudia como “Aquele que vem em nome do Senhor”. Esse povo tinha visto Jesus ressuscitar Lázaro havia poucos dias e estava maravilhado. Ele tinha a certeza de que este era o Messias anunciado pelos profetas.

Mas Ele não era um Rei deste mundo, e entra na grande cidade, a Jerusalém dos patriarcas e dos reis sagrados, montado em um jumentinho; expressão da pequenez terrena. Dessa forma, o Domingo de Ramos dá o início à Semana Santa, que mistura os gritos de hosanas com os clamores da Paixão de Cristo. O povo acolheu Jesus abanando seus ramos de oliveiras e palmeiras.

Que os ramos, ao serem abençoados, levados em procissão e depois guardados em casa, nos recordem a libertação que Cristo nos conquistou, e sobretudo nosso compromisso com esta força libertadora do amor que Ele demonstrou na sua paixão, morte e ressurreição.


Referência:
Construção do texto e edição:
Santuário Nossa Senhora Desatadora dos Nós.

Voltar