A quarta-feira de Cinzas


A quarta-feira de Cinzas

A quarta-feira de Cinzas foi instituída há muito tempo na Igreja; marca o início da Quaresma, tempo de penitência e oração mais intensa. Para os antigos judeus se sentar sobre as cinzas já significava arrependimento dos pecados e volta para Deus.

Tradicionalmente, no primeiro dia da Quaresma ocorre a missa de Cinzas, em que há a queima de ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. As cinzas bentas e colocadas sobre as nossas cabeças nos fazem lembrar que vamos morrer; que somos pó e que ao pó da terra voltaremos (cf. Gn 3, 19) para que nosso corpo seja refeito por Deus de maneira gloriosa para não mais perecer. Antes de voltarmos a ser pó, devemos levar ao Céu atitudes concretas de um verdadeiro cristão.

Quaresma é tempo de recolhimento e oração. Tempo forte de conversão. Viva intensamente cada dia, buscando a graça da conversão e procurando ajudar os mais necessitados. Esse é um período dedicado à penitência, ao jejum, oração e também à caridade. Mais do que isso, a quaresma representa um período de conversão, em que os sacrifícios auxiliam a estar em contato com os ensinamentos de Jesus.

Sabedoria 7,9 "Porque todo ouro ao lado da sabedoria de Deus é apenas um pouco de areia e porque a prata diante desta sabedoria será tida como lama.".

Voltar

Links Relacionados